O passeio Parque dos Falcões oferece uma experiência incrível de interagir com diversas aves de rapina, que num primeiro momento podem parecer agressivas, mas que encantam todos os turistas que visitam o Parque em Sergipe.

O contato da natureza com os humanos foi diminuindo ao longo dos tempos, mas hoje existem muitos parques que fazem desse contato seu principal objetivo.
Aos menos desavisados, as aves de rapina não são tão raras assim — representam cerca de dez por cento de todas as aves no mundo, sendo o Brasil é um dos países com maiores números de espécies desse tipo de ave.
Todos os turistas se encantam com a proximidade das aves, sendo um contato extremamente raro no Brasil e em todo o mundo.
Os turistas que chegam em Aracaju ficam encantado com os parques em Aracaju, atrações exóticas que tem caído no gostos também dos Sergipano.
Você deve conhecer essa expressão: ” casa de ferreiro espeto de pau”
Onde Fica
Localizada no município de Itabaiana, a apenas 55 km da capital Aracaju, o Parque dos Falcões pode ser facilmente acessado por um carro simples alugado, e também há diversas opções de traslados para os turistas, saindo das principais cidades próximas.
São 60 minutos até o local e sem dúvida, conhecer esse santuário dos falcões é uma experiência que todos devem ter, pelo menos uma vez na vida.
Muito próximo da capital Aracaju, esse santuário dos falcões se tornou sinônimo de bons cuidados com os animais da região.
Nele, é possível oferecer os cuidados necessários a todas as aves que estão em condição prejudicada de saúde, sejam causados diretamente pelo homem, como a caça e o aprisionamento em gaiolas, ou mesmo indiretamente, como a invasão ao seu habitar natural.
Tendo como apoiados o IBAMA no cuidado dessas aves, o Parque dos Falcões também conta com um setor de reprodução das aves mais ameaçadas, que presta um serviço exemplar na busca pela preservação de quase 300 aves.
O local também é muito conhecido pelo adestramento que oferece as aves que ali vivem.
O adestramento tem como objetivo além de treinar para a boa condição dos animais, também oferecer a todos os turistas uma opção de entretenimento inesquecível.
Os cuidados também são muito importantes para reabilitar as aves que chegam machucadas, para elas possam novamente caçar na natureza, de forma a sobreviver sem a intervenção humana.
O que Fazer
Os turistas que adoram os passeios eco turísticos irão querer aproveitar ao máximo a visita ao Parque localizado dentro do Parque Nacional Serra de Itabaiana, que tem como principal atração o contato direto com as aves que são mantidas no local.
E para quem quer conhecer ainda mais a natureza da região, vale muito a pena esticar o passeio e também conhecer os outros lugares incríveis dentro do parque nacional.
Importante citar que há pouca ajuda financeira por parte do governo para ajudar a manter o Parque dos Falcões.
Dessa forma, é cobrada uma pequena taxa para conhecer o local.
Mas todos que reconhecem o valor simbólico consideram justa essa cobrança, considerando todo o trabalho positivo que é realizado no local.
Horário de Funcionamento
O Parque está aberto ao público todos os dias da semana, e o horário de funcionamento é das 9h e às 14h. Todas as visitas devem ser previamente agendadas
Quando Foi Fundado
Com uma área total de 3.500 km quadrados, a serra dos falcões foi oficialmente fundado em 1999, pelos amigos José Percílio e Alexandre Correia.
Com a intenção de ajudar as aves no lugar, eles fundaram o José Percílio e Alexandre Correia e ainda hoje são os responsáveis por acompanhar de perto cada atividade no lugar.
A motivação pela fundação se deu pelo amor que ambos sentem pelos pássaros da região.
Na verdade, a primeira adoção de uma ave pelo José Percílio aconteceu quando ele tinha apenas 7 anos, sendo um filhote de Carcará.
Hoje, o amor e os cuidados pelas aves se estendem as mais de 300 aves que são cuidadas diretamente dentro do Parque .
Infelizmente, a área de maior atenção do continua sendo de cuidados com os animais que chegam através do corpo de bombeiros, que geralmente são presos em operações de tráfico de animais, e também os presos sob condições de maus tratos em todas as regiões do Brasil.